Galeria das Torcidas
Conheça um pouco mais da história e origem das principais torcidas organizadas de São Paulo e Baixada Santista
Torcida Jovem Santos
Maior torcida organizada do Santos Futebol Clube. Possui sede em São Paulo, dividindo-se em sede social e Escola de Samba com quadra, onde também realizam projetos sociais. Fundada no bairro do Brás, em 16/09/1969, conta hoje com 15 mil sócios recadastrados, mas estimam ter quarenta mil, a contar da fundação, e três sub-sedes. Seu tema permanece fiel e perene desde a origem: “Santos. Onde e como ele estiver.
Força Rubro Verde
A torcida da Portuguesa é chamada de "Rubro-Verde", e ela desempenha um papel fundamental no apoio ao time.A torcida Rubro-Verde é conhecida por sua paixão e dedicação ao clube. Assim como muitas outras torcidas organizadas no Brasil, ela costuma criar um ambiente animado nos estádios, com músicas, bandeiras, faixas e outros elementos que visam incentivar os jogadores durante as partidas.
Sangue Jovem
A torcida Sangue Jovem, foi fundada em 01/07/1988, todos aqueles que participaram de sua fundação, eram oriundos da extinta Sangue Santista. Devido a divergências com os dirigentes da extinta torcida, um pequeno grupo de torcedores, comandados por Oswaldo Vechi, que por sinal veio a ser o nosso primeiro presidente, e com certeza aquele que deu o grande empulso para o crescimento rápido de nossa entidade, o próprio Oswaldo com sua grande criatividade, foi quem pintou nossas bandeiras e nossas faixas, que eram muitas.
GAVIÕES DA FIEL TORCIDA
O Grêmio Gaviões da Fiel foi fundado em 1º de julho de 1969, porém sua ideologia começou a ser pensada antes. Em 1965, jovens Corinthianos se reuniam nas arquibancadas com o objetivo de questionar a vida política e administrativa do Corinthians. Como ainda não possuíam uma sede definitiva, os integrantes reuniam-se em locais distintos, ora na casa de um, ora no consultório de outro, ora numa praça pública. Este grupo se destacava pela paixão ao clube e por possuir características idealizadoras e realizadoras.
Mancha Alvi-Verde
A Mancha Verde foi fundada no dia 11 de janeiro de 1983, resultado da fusão de três antigas torcidas organizadas (Império Verde, Inferno Verde e Gremio Alviverde). Na época sentia-se a necessidade de se organizar uma nova e sólida representação para a Torcida Palmeirense nas arquibancadas.
Torcida Dragões da Real
A Dragões da Real foi fundada em 15 de junho de 1984 a partir da fusão de duas torcidas tricolores, a Dragões da Real Torcida Jovem e a Força Jovem Mais Querido, duas torcidas que tinham o mesmo ideal, apoiar sempre o São Paulo FC acima de qualquer coisa, estando ele como e onde estiver.
Torcida Tricolor Independente
A Independente é uma das torcidas organizadas do São Paulo Futebol Clube. Formada em 1972, nasceu das divergências entre alguns dos filiados da então maior torcida do time, a Torcida Uniformizada do São Paulo (TUSP). Diante da incompatibilidade de perspectivas sobre as funções que caberiam à TUSP, um grupo de dissidentes optou por se desvincular da mesma e fundar uma nova torcida – essa postura de prezar pela independência foi decisiva e seu nome é indicativo disso. Hoje, a Independente é uma das maiores organizadas do São Paulo e, por ter grande exposição na mídia, também é uma das que mais está exposta aos preconceitos e aos lugares-comuns associados às torcidas de futebol.